coluna da dani5

02/08/21

MUDANÇAS

Entra ano, sai ano... e a pandemia permanece... eita! E a vida, segue não é mesmo?

Entre as várias (e assustadoras) coisas que podemos ter descoberto no meio dessa realidade totalmente diferente em que nossa vida se transformou, tenho certeza de que questionamentos de vida surgiram na cabeça de todos nós, não é mesmo? O conforto de nossas casas por exemplo, deve estar entre um dos topos da lista! Hehe... há um relato na associação de síndicos de condomínios do Estado de São Paulo que diz que nunca se constataram tantas discussões entre condôminos por conta de reformas nos apartamentos! É, nossas moradias estão realmente mudando!

Outro fato extremamente relevante (e bem interessante aliás) é a postura de todos em relação ao próprio trabalho. Muitos experimentaram pela primeira vez o tal do “home office” (o chamado “teletrabalho” ou “trabalho remoto”). Outros alongaram este home office para todos os dias da semana, ao invés de executá-lo só algumas vezes... existe uma pesquisa que diz que, além daquelas pessoas que perderam seus empregos na pandemia, que não foram poucas, infelizmente, cerca de 26% dos americanos que estão empregados hoje pretendem mudar de emprego ao final da pandemia! Cá entre nós??? É gente pacas, hein? Quando você descobre que esta estatística cruza as fronteiras americanas e atinge todos os outros países do globo, o negócio fica ainda maior!

Na verdade, toda essa mudança de padrão de comportamento acabou levando cada um de nós a avaliar nossas próprias vidas como, até então, nunca tínhamos sequer imaginado que fosse possível!

Inspirada por esta realidade bem peculiar, eu aproveito esta coluna hoje para compartilhar com todos vocês, queridos leitores, algumas dicas que encheram meus olhos e que digo que me ajudaram e ajudam muito nas respostas aos meus questionamentos de vida! E fiquem tranquilos... todas as dicas são inspiradas em renomados psicólogos e profissionais da área de coaching profissional e de vida! Então, relaxem, porque não sou simplesmente eu, Dani, abelhando em um assunto sobre o qual não sou nem de longe uma expert, ok? Meu único dedo nessa geleia foi simplesmente tornar as dicas mais práticas e diretas! Esclarecimento feito, seguem as dicas:

DICA 1

Esta é ótima (e na verdade minha preferida e, acreditem, muuuuito eficaz): tire um tempo para você! Ok, vamos esclarecer este tópico: quando digo “tirar um tempo para você”, não quero dizer tirar férias, maratonar os filmes do Netflix e as séries da TV ou viajar feito um cachorro louco! Nãaaaaao!!! Pare! Antes de estressar com qualquer mudança em sua vida, pare! Desconecte-se! Desligue a TV, desligue o som, pare de olhar o celular, fique em silêncio! Por alguns minutos, horas, dias!! Qualquer tempo que você consiga essa desconexão será FANTÁSTICO! Entenda, por favor, que não estou dizendo para você silenciar sua mente em uma meditação transcendental onde seu próprio “eu” será descoberto levando sua mente a flutuar sobre os picos do Himalaia! Apenas fique em silêncio! Pare de olhar as redes sociais a cada dois minutos... fique, somente, quieto... em silêncio. Ouça os sons do mundo, e não daquilo que você liga, entende? Um passarinho que canta, uma buzina ao longe, um cachorro que late... a lógica é simples assim: tem gente que passa décadas pedindo para o universo que sua intuição lhe mostre o caminho, mas se você não consegue ficar em silêncio, como raios você vai escutar o que essa tal intuição sopra em seus ouvidos?

DICA 2

Esclareça o que realmente não está funcionando para você! No trabalho, na vida... e aqui não vale dizer algo do tipo “ah, meu trabalho é um saco”, “ahhhh odeio minha casa”!! Seja específico! Se precisar escreva as tarefas do seu dia (não precisa ser em um papel chique, pode ser num guardanapo mesmo). Desta maneira você começará a perceber quais destas tarefas fazem você se sentir exausto e as horas se arrastam e quais delas fazem o tempo voar e você flutua! A ideia é você visualizar e diferenciar cada tarefa, por isso o conselho da escrita. Se escrever não funciona para você, beleza! Preste atenção a cada tarefa executada, isso já basta!

Fazendo isso, você vai conseguir identificar, por exemplo, se o que te aflige é profissional ou pessoal. Aí sim você vai entender se o fato de trabalhar de casa o deixa mal, ou se, de repente, é a possibilidade de voltar fisicamente para o escritório que assusta! Vai entender se ter que cozinhar todos os dias é o que irrita você, ou se ter a possibilidade de parar de fazer isso é que mais incomoda.

Enfim, pontue o que não funciona para você na sua vida hoje! Desta maneira, identificar o que precisa ser mudado vai ser beeeeeeem mais fácil!

DICA 3

Defina seus valores. Sim, você leu certo! Isso pode parecer meio óbvio, mas falar que “temos valores fortes” é bem diferente de saber quais são estes valores, viu?

O que tem valor para você? Acredite, depois que você colocar em prática as dicas 1 e 2, a terceira será moleza! Já dizia o grande sábio “como você pode lutar pelo que quer, se não souber o que quer”? Ué... e não é que isso faz sentido! Para definirmos o que queremos, nossos valores têm que estar claros! E têm que estar claros para nós mesmos, não para nossos vizinhos! Se você odeia tomar cerveja e sair à noite, por exemplo, vai ser bem complicado se achar um marido ou esposa que queira fazer somente isso, não é mesmo? Pode parecer meio idiota, mas essa lógica é a verdadeira! Quando nós não sabemos exatamente nossos valores, é complicado demais definirmos o QUE queremos e COMO queremos. Se você valoriza tanto a preservação da natureza, como vai trabalhar em uma empresa que descarta o lixo nos oceanos? É sofrimento certo!

Digo a vocês, mais uma vez, que todas as dicas que descrevo aqui funcionaram e funcionam muito para mim e acredito que podem sim ajudar qualquer um de vocês!

No Budismo Zen há uma máxima primordial na vida de cada um de nós (e digo isso a você com 100% de convicção, mesmo que você nunca sequer tenha ouvido falar em budismo): “a única certeza que temos na vida é que tudo muda”!

Você já foi um bebê um dia, é um jovem ou um adulto hoje, e, se ainda não for, será um idoso no futuro, se tudo der certo. Nossos corpos mudam, nossas vidas mudam, nossas ideias mudam... a cada etapa, a cada ano, a cada momento... você deve estar pensando agora que certeza na vida só é uma: que todos morreremos, certo? Bom, sem querer ser dramática nem deprimente digo a você: sim, a morte é certa para todos nós, mas ela é única (pelo menos ainda não vi ninguém morrer mais de uma vez)! Já as mudanças, além de serem certas, são constantes e em tamanho número em nossas vidas que chegam, sim, a ser incontáveis! O mais legal de tudo é saber que escolher a direção dessas mudanças está única e exclusivamente em nossas próprias mãos!

Portanto, deixo uma pergunta para fecharmos esta coluna: como vocês escolherão mudar hoje?

Aproveitem as dicas !