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BARRIL DE PÓLVORA

 

 

BARRIL DE PÓLVORA

Lucas Roberto Martins Witt*

Segundo a ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, um vagão de trem transporta 100 toneladas contra 28 toneladas de capacidade de um caminhão. Ou seja, cada vagão movimenta o volume de quase quatro caminhões. Na prática, um trem composto de 100 vagões substitui 357 caminhões. O transporte rodoviário é ineficiente em comparação ao ferroviário, mas gera muitos empregos, justamente por sua ineficiência. Ineficiência gera emprego, eficiência gera desemprego. As maquinas são eficientes, a automação é eficiente e gera desemprego. O empresário que opta por equipamentos cada vez mais autônomos e de precisão e eficiência escolhe este caminho pois consegue obter mais lucro, ou ao menos diminui seus custos. Quando se escolhe o caminho da eficiência não se precisa de tantos funcionários, não precisa pagar 13º salário para uma máquina, maquinas não faltam ao trabalho, maquinas trabalham em qualquer horário, não precisa arcar com processos trabalhistas contra uma máquina, maquinas não precisam de férias, no máximo manutenção preventiva. Caminhões gastam pneus e na visão de quem fabrica e de quem vende pneus para o transporte rodoviário isso é bom. Caminhões quebram muitas peças e isso é bom na visão das fabricas que vendem peças, na visão dos distribuidores de peças e na visão dos mecânicos que concertam estes caminhões. Na visão do governo o transporte rodoviário é bom porque arrecada impostos da fábrica que fabrica as peças, arrecada impostos novamente da distribuidora que revende as peças e arrecada impostos novamente dos mecânicos que prestam o serviço de conserto e revendem estas peças para o cliente final. Caminhões andam por estradas, e algumas destas estradas são pedagiadas e isso na visão de quem presta este serviço o transporte rodoviário é bom. O governo também arrecada imposto aqui. Caminhões precisam de diesel e na visão de quem extraí petróleo, da refinaria, da distribuidora e dos postos de combustíveis o transporte rodoviário é bom. O governo arrecada muito imposto aqui também. Caminhões pagam IPVA e o governo acha isso bom. Restaurantes de beira de estrada servem almoço e jantar para caminhoneiros e para eles o transporte rodoviário é bom. O governo também acha bom porque gera emprego e arrecada impostos em cada prato de comida. Borracheiros que consertam pneus em rodovias na visão deles transporte rodoviário é bom. Empresas de rastreamento de veículos e as indústrias que fabricam estes rastreadores e o governo que arrecada imposto com elas acham que o transporte rodoviário é bom. Seguradoras de veículos também acham que o transporte rodoviário é bom. O governo também acha, pois arrecada imposto destas seguradoras. Todas estas indústrias, empresas e comércios consomem energia elétrica que é produzida em sua maior parte por usinas hidrelétricas que são várias geradoras de energia depois esta energia precisa ser transmitida pelos fios de transmissão, que são outras empresas que prestam este serviço, e depois a energia chega até as distribuidoras, que são outras empresas que prestam este serviço, que vendem para o cliente final a energia e em todo este processo se gera emprego e arrecadação de impostos e o governo acha isso bom. O mesmo acontece com a água que é utilizada nestas indústrias, empresas e comércios e o mesmo acontece com materiais de higiene como sabonete, detergente que são usados para limpar estes locais e o mesmo acontece com matérias de escritório e, e, e... e tudo isso gera emprego e arrecadação de impostos e o governo acha isso bom. E o transporte ferroviário? Precisa de pneus? Não. Trens pagam pedágio? Não. Trens pagam IPVA? Não. Ferrovias precisam de restaurantes em beira de estrada? Não. Trens Precisam de borracheiro? Não. Por consequência como o transporte ferroviário não precisa de pneus, não paga pedágio, não paga IPVA, não precisa de restaurante em beira de estrada, não precisa de borracheiro, todos os impostos e empregos que existem por causa do transporte rodoviário, estas industrias e comércios deixariam de existir, ou seja, muitos empregos deixariam de existir e muito imposto deixaria de ser arrecadado. O transporte ferroviário em geral consome diesel, mas é muito mais eficiente que os caminhões segundo uma reportagem do site Uol, veja o trecho: ´´Fabiano Mezadre Pompermayer, coordenador de estudos sobre infraestrutura econômica do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), diz que o consumo de combustível do trem equivale a 30% do gasto do caminhão por quilômetro a cada tonelada transportada.`` - Veja mais em Ou seja, por consumir menos diesel que os caminhões, os trens na visão de quem vende diesel são ruins, porque consomem menos e quem vende diesel e toda a cadeia de extração, refino, distribuição... lucraria menos, precisaria de menos funcionários e arrecadaria menos impostos. E o governo não gosta disso. O mercado ferroviário precisa de mecânicos de manutenção e fabricas para fabricar as peças de reposição dos trens e dos trilhos, mas é muito menos do que se comparado a custos de manutenção com caminhões. Lembre-se, eficiência gera desemprego e menos arrecadação de impostos. E o governo não gosta disso. Pois desemprego e baixa arrecadação de impostos com um Estado inchado como o do Brasil com muitos funcionários públicos e cabides de emprego a conta não fecha. Se não tivermos muitos empregos para arrecadar muitos impostos para os políticos conseguirem manter seus cargos e suas regalias e salários astronômicos o governo não consegue pagar todos seus funcionários e a dívida pública cresce. Por isso países que tem funcionalismo público enorme odeiam eficiência. Eficiência quer dizer menos arrecadação de impostos. Quando a economia começa a se tornar mais eficiente o governo não consegue fechar as contas, pois está arrecadando menos impostos e tem que tomar medidas impopulares criando novos impostos ou aumentando os que já existem, mas nunca passa pela cabeça dos nossos políticos diminuir os cargos públicos, privatizar, fazer concessões, diminuir a folha de pagamento dos servidores públicos e deixar apenas os mais importantes como saúde, educação, segurança, alguns institutos de pesquisa e estatística, um banco nacional já é o suficiente e o resto que seja privatizado ou seja dado concessão e que para dar concessão que se tenham clausulas definidas e bem redigidas para que não sejam cobrados valores abusivos pelos serviços e não deixar que ocorram monopólios. Empresas privadas querem crescer e são muito mais preocupadas em economizar em custos desnecessários do que empresas públicas. Se o Brasil fosse uma empresa privada já teria quebrado várias vezes.

 

*Lucas Roberto Martins Witt é empresário do e-commerce e investidor da bolsa de valores do Brasil, B3. Marechal Cândido Rondon - PR

 

SENHORES CAMINHONEIROS, LEIAM COM CALMA

Lucas Roberto Martins Witt*

Senhores caminhoneiros leiam com calma e atenção este comentário. Vamos a alguns fatos e algumas projeções. Fato: O diesel e petróleo são cotados em dólar por isso existe variação desta commoditie. Os senhores assim como todo mundo que precisa de commodities para trabalhar estão vulneráveis às flutuações dos preços que são cotados em dólar. Todas as pessoas que precisam de milho, açúcar, café, algodão, carne, minério de ferro... estão sujeitas às variações do dólar, pois estas e várias outras commodities são cotadas em dólar. Quando o preço da matéria prima sobe todos os empresários aumentam o valor do seu produto e repassam para os seus clientes. Por isso senhores caminhoneiros, os senhores têm que aprender a fazer conta e a repassar os custos aos seus clientes. Os preços não são estáticos e a tendência é de que o preço do petróleo assim como os das outras commodities suba. Assim como vimos o preço do arroz, do feijão, da soja, do minério de ferro aumentar o mesmo acontecerá com o petróleo. Não adianta brigar com Petrobras, querer fazer greve, o que os senhores têm que aprender é a fazer conta e atualizar suas tabelas de frete de acordo com o aumento do diesel. O diesel subiu, aumentem o preço do frete, o diesel baixou vocês podem abaixar o preço do frete. O que poço adiantar aos senhores é que o preço do petróleo irá aumentar ainda mais em março, abril, maio e junho. A cotação do petróleo irá subir e a Petrobras irá repassar para as distribuidoras que por consequência iram repassar aos Postos e os Postos irão repassar aos caminhoneiros, e vocês vão fazer o que? Vocês também têm que repassar o custo. Eu sei que a cotação do petróleo irá subir devido à abertura econômica que irá acontecer ao mesmo tempo em todos os países com a vacinação ganhando força nos próximos meses. O petróleo não fica armazenado em grandes quantidades. O petróleo funciona como a energia elétrica que, conforme vai sendo necessária, vai sendo produzida. Por isso haverá muita procura por petróleo ao mesmo tempo em todos os países. E o que a oferta e demanda nos ensina é que isso faz a cotação de qualquer coisa subir. Sem falar no cartel do petróleo que comanda o mundo diminuindo a sua produção global para que ocorra uma diminuição de oferta e a cotação do petróleo suba, mas quanto a isso não temos o que fazer. Espero sensatez da parte dos senhores e se acharem útil repassem este comentário para que a classe dos caminhoneiros não castigue o País. Aprendam a repassar os custos de frete e a acompanhar os preços nas bombas e a alterar suas tabelas de frete. A atualização dos fretes deve ser feita a cada mês ou a cada 2 meses de acordo com o preço do diesel. Espero ter contribuído e antecipado os acontecimentos que aconteceram em 2021. Podem ter certeza absoluta que a palavra “inflação” será a palavra dos anos 2021, 2022 e 2023 isso no mundo inteiro. Portanto, aprendam a repassar seus custos e a atualizar suas tabelas de frete senão teremos greve de caminhoneiros a cada 6 meses. Comentário feito em 30/01/2021.

*Empresário do e-commerce e investidor da bolsa de valores do Brasil, B3. Marechal Cândido Rondon - PR.